A Câmara de Vereadores de Itaiópolis aprovou na noite de ontem, 01 de setembro, o projeto de Lei nº. 36 de 2014, do poder Executivo Municipal, que eleva proventos, pensões, remunerações, e funções gratificadas do pessoal da administração direta e indireta do município.

Durante a discussão do projeto de Lei no plenário da Câmara, o vereador Edione Pickcius (PR) sugeriu aos colegas o envio de ofício ao prefeito solicitando a criação de data base para as negociações salariais entre Sindicato e a Prefeitura. A criação da data base evita o prolongamento das negociações, além de minimizar as perdas inflacionárias.

Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itaiópolis, o projeto de Lei Ordinária nº. 36 de 2014 dispõe sobre a reposição das perdas inflacionárias do ano de 2013. O projeto leva em consideração a inflação acumulada no período de janeiro a dezembro de 2013, que corresponde, segundo a proposta do poder Executivo a 5,43%. Este percentual, no entanto, será repassado aos salários dos servidores somente no término do mês de setembro.

“Entendemos que o Poder Executivo do Município usou o pior índice de inflação do período, pois está concedendo apenas 5,43% de reposição de perdas. Se o prefeito tivesse consideração pelo trabalho do funcionalismo poderia ter aplicado o IPCA- Geral, que corresponde a 5,91%, neste mesmo período, além de conceder aumento real e não apenas reposição da inflação”, explica o presidente do Sindicato, Semião Pereira.

Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itaiópolis, outro fato importante que precisa ser lembrado, é que a aprovação deste projeto que trata do repasse da inflação neste mês de setembro foi fruto da greve dos servidores no ultimo mês de maio. “Durante a greve foi assinado acordo entre os trabalhadores representados pelo Sindicato e o prefeito onde o referido repasse seria realizado em setembro”, lembra o presidente do Sindicato, Semião Pereira.